Os sintomas das DIIs podem ser confundidos, fique atento!
- Ana Paula Figueiró
- 1 de dez. de 2017
- 2 min de leitura

Os sintomas das Doenças Inflamatórias Intestinais são variados e em alguns casos podem ser confundidos com doenças menos graves, ou até mesmo, no caso das mulheres, com cólicas menstruais.
As ocorrências dependem muito da doença e mudam conforme a parte do intestino afetado, como também o grau de atividade e gravidade do processo inflamatório. Os sintomas mais comuns em ambos os casos, seja a doença de Crohn ou Retocolite, são dores abdominais, falta de apetite e diarreias.

Nas formas mais leves, além das dores abdominais, ocorre a alteração do hábito intestinal, podendo ser a diarreia ou a constipação (intestino preso). Nas formas mais graves, os sintomas são dores intensas, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço ou fraqueza e até aftas, entre outros.
As complicações dos casos mais graves podem acarretar a presença de manifestações extraintestinais, que dificultam determinar quais são os verdadeiros sintomas das DIIs. Essas manifestações são outras doenças que aparecem por causa dos sintomas, como a anemia, que acontece por causa da deficiência de vitaminas e minerais causada pela as diarreias ou a má absorção de nutrientes do intestino.
Como os sintomas são confundidos e só se pode ter o diagnóstico das doenças após os exames específicos, é comum ver pacientes que demoram anos para descobrir a doença, que só ocorre no seu estágio avançado. Buscar ajuda profissional nos primeiros sinais é essencial para começar o tratamento.
Infelizmente, muitos familiares e até médicos não demonstram o apoio necessário, desacreditado principalmente nos sintomas, que não tratados, são severos. A falta de apoio pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes e atrasar nos prognósticos. Procure um médico para avaliar os sintomas e solicitar os exames específicos. Anotar tudo e levar para a consulta, ajuda a determinar a urgência do caso.
Um gastroenterologista (ou gastro pediatra se o paciente é uma criança) é o médico mais qualificado para diagnosticar uma DII.
Confira a tabela de sintomas:

Comments