top of page

Afinal, o que a Doença de Crohn?

  • Foto do escritor: Ana Paula Figueiró
    Ana Paula Figueiró
  • 30 de nov. de 2017
  • 1 min de leitura

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela pode acometer o íleo, cólon, reto, estômago, duodeno ou qualquer outra parte do intestino. Segundo a Dra. Milena, Coloproctologia, “ela pode afetar todo tubo digestivo, desde da boca até o ânus, qualquer localização de todo o trato intestinal”.


Conforme a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), a Doença de Crohn predomina na parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), envolvendo todas as camadas, podendo ter partes do intestino saudável entre partes de intestino doente (IMAGEM).


A pessoa com Cronh pode ter diarreia, cólica abdominal, febre e, raramente, sangue nas fezes. Na maioria dos casos, pode ocorrer perda de apetite e peso. Os sintomas podem ser de leve a grave e variar entre os pacientes. (saiba mais aqui)


A Doença de Crohn, inicialmente conhecida como ileíte regional, foi descoberta após 20 anos de pesquisas. As primeiras foram realizadas pelo Dr. Burril B. Crohn, que se especializou em doenças intestinais, após o seu pai apresentar os primeiros sintomas. Nos primeiros estudos, ele descobriu a ileíte terminal, denominada mais tarde como regional.


O estudo foi apresentado em uma secção de Gastrenterologia e Proctologia no 83.º Encontro Anual da Associação Médica Americana. Hoje a doença é chamada de Crohn, porque o seu nome foi o primeiro de um artigo, que ele escreveu com mais três autores, publicado em 1932.


 
 
 

Comentarios


Destaque
bottom of page