Conheça as Doenças Inflamatórias Intestinais, conhecidas como DIIs
- Ana Paula Figueiró
- 30 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

As Doenças Inflamatórias Intestinais são inflamações que afetam o sistema trato gastrointestinal, presente em estimadamente 5 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Federação Europeia de Associações de Crohn e Colite Ulcerativa.
Segundo a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), mais de 1,4 milhão de americanos sofrem de retocolite ou doença de Crohn. Não existem pesquisas sobre a predominância das doenças no Brasil.
Atualmente são conhecidas duas doenças classificadas como DIIs, a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa (RCU). A diferença entre as duas são identificadas pelas áreas de manifestação no sistema intestinal, ou seja, os locais que elas afetam no intestino e no reto. A Crohn afeta o intestino delgado e grosso, e a Retocolite ataca o reto e algumas partes do intestino grosso.
Entenda mais sobre as áreas de manifestações das doenças no vídeo abaixo:
As DIIs são consideradas doenças raras e ainda não se sabe suas causas. As duas enfermidades não têm cura, mas existem tratamentos, que são realizados de acordo com a evolução da doença. Os remédios são basicamente para conter a inflamação, aliviar os sintomas e prevenir novas crises. Nos casos mais graves, de obstrução intestinal, doença perineal, hemorragias e fístulas pode ser necessária a intervenção cirúrgica.
A Dra. Milena, Coloproctologia, explica, que geralmente os tratamentos começam com anti-inflamatórios não hormonais. “Apesar de que hoje, dependendo do paciente, que às vezes são jovens e a doença já começa muito forte, com sintomas agressivos, já podemos começar com as medicações biológicas, que são os remédios mais modernos”, completa a médica. A automedicação não é recomendada, nunca comece um tratamento sem orientação médica.
Comments